Terça, 10 Março 2015 01:44

Imitadores

Em toda igreja é assim... Uns conhecem vários versículos e estudos bíblicos de cor. Outros, se não têm tão boa memória, esforçam-se para transpirar amorosidade num nível não menos que acima da média. Uns são ativistas, estão em todas. Outros trazem a família a algumas reuniões dominicais e se sentem felizes e satisfeitos com isso. Uns se confessam pecadores miseráveis a todo instante, enquanto outros já devem estar quase chegando à estatura do varão perfeito - e, se for possível ultrapassá-la, melhor ainda! A lista de tipos é infindável.

Todo crente se entende imitador de Cristo, e isto se mostra uma necessidade existencial: se não sou cristão, o que diabos então estou fazendo numa igreja? Ao menos por via de regra, vegetariano frequentando churrascaria não existe. Roqueiro em roda de samba ou de pagode? Muito estranho.

Imitação perfeita demais é falsificação

Disso, porém, pode decorrer um problema fundamental: se sou de fato um imitador de Cristo (como assim o creio, obviamente), o que dizer de quem é tão drasticamente diferente de mim?

Por mais perfeita que possa parecer, uma imitação jamais será idêntica à obra original. E nem é pra ser. A imitação apenas aponta para o objeto original: lembra-o, mas inevitavelmente manterá suas características peculiares. A imitação é imperfeita, mas especial justamente por isso. Imitação perfeita demais é falsificação.

Ademais, não dá pra dizer se alguém é ou não cristão apenas observando seu perfil mais característico na igreja. Nem todo estudioso da Bíblia é fariseu e não vive o que diz, assim como nem todo caridoso tem seu "amor público" fabricado e fingido. É possível? Sim, é possível. Mas por que razão o seu julgamento seria mais confiável que o de seu próximo?

Penso ser muito melhor aproveitar as diferenças observadas para se aperfeiçoar um pouco mais, e não para condenar de antemão. O estudioso pode aprender com o caridoso e vice-versa. Aliás... Quem sabe igreja não seja exatamente isso?

Lido 541 vezes Última modificação em Terça, 10 Março 2015 01:59